Beleza das Unhas

Posted by Grupo Web de Comunicação on 13:40 with No comments

UNHAS


Elas quebram? Saiba evitar o problema.

Para algumas pessoas isto é uma rotina: as unhas crescem e, quando chegam num determinado comprimento, começam a quebrar, repentinamente.


Há, sem dúvida, algumas fatores que podem provocar o problema, como mexer muito em água com produtos químicos(detergentes e outros), roer ou ter o hábito de cutucar as unhas com a boca.

Se o seu problema não se encaixa em nenhum desses casos, o mais provável é que a causa seja alimentar. A carência de vitaminas A, proteínas e ferro, por exemplo, pode enfraquecer as unhas a ponto de deixá-las quebradiças. Por isso, preste atenção em sua dieta e verifique se não estão faltando alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, mamão, manga, e em proteínas e ferro, como carne e feijão. Se for o caso, vale complementar a dieta com suplementos vitamínicos. Experimente a tabela dos alimentos e tenha um equilíbrio saudável com uma alimentação correta e balanceada. Para uma pessoa normal (sem problemas patológico), podemos seguir corretamente as quantidades indicadas nesta pirâmide, utilizando os alimentos em refeições com horários corretos e alternados de três em três horas, fazendo no mínimo de 6 refeições diárias.


Alguns esmaltes, principalmente os cintilantes, contém substância que enfraquecem as unhas, deixando-as quebradiças, apesar que existem várias marcas, mesmo assim devemos ter especial atenção a dois componentes presentes na maioria dos esmaltes, formaldeído e o tolueno, pelo alto potencial alergênico. Por isso, prefira as bases indicadas para unhas fracas, se estiver passando pelo problema.
É bom saber também que alguns distúrbios orgânicos podem estar se refletindo nas unhas. Alterações na tiróide, diabetes e anemia, por exemplo.

ESTRUTURA DA UNHA
As onicomicoses (infecção das unhas por fungo) são bastante comuns e é a doença que mais  tem afetado as unhas das mulheres, principalmente nas unhas dos pés. Fragilidade das unhas, com descamação e quebra da lâmina ungueal também é uma queixa comum e afeta principalmente as unhas das mãos. Neste caso, pode ser um sinal se alteração de tireóide ou acompanhar dietas muito restritivas ou carências nutricionais. Manchas brancas na lâmina ungueal também são muito comuns e correspondem a pequenos traumas na região da matriz muitas vezes no momento de empurrar ou de remover as cutículas.

A infecção das unhas por fungos (onicomicose) tem como principais fontes de contágio o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. Não compartilhe seu material de limpeza das suas unhas.

As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. A atenção ao higienizar e  secar os pés e unhas, bem como o cuidado na limpeza dos materiais usados na manipulação das unhas contribuem muito para evitar os fungos. É possível a cura completa das onicomicoses, desde que no tratamento seja feito de forma correta. Muitas vezes o uso de soluções e esmaltes não é suficiente, sendo necessário o uso de comprimidos de antifúngicos. O tratamento das unhas dos pés é mais longo que o das mãos.
Unhas enfraquecidas pelo uso excessivo de produtos fortes  normalmente se mostram opacas, quebradiças, ressecadas, com manchas esbranquiçadas pela desidratação. Já as unhas nos casos de carências nutricionais muitas vezes são amolecidas, sem firmeza e quebram com facilidade. As unhas com fungos apresentam áreas de descolamento com formação de material esbranquiçado entre a unha e a pele. Estrias longitudinais (no sentido do crescimento das unhas ) podem ser normais em idosos. Estrias transversais podem se formar em casos de traumas graves, infecções ou outras alterações que debilitem o organismo.
ALGUMAS DICAS DE HIGIENE 
CUTÍCULAS

Apesar de esteticamente não aceita, a cutícula é uma estrutura importante para impedir a entrada de microorganismos e sujeira para dentro da junção pele -unha. O ideal é empurrá-la ou apará-la parcialmente , mas nunca removê-la totalmente.

PINTAR AS UNHAS DE TEMPOS EM TEMPOS

A frequencia depende da finalidade. Se a finalidade for algum tratamento fortalecedor, em geral 2 a 3 vezes por semana. Esmaltes antifúngicos exigem uma frequencia semanal. Para fins estéticos, em geral, as reaplicações de esmalte são semanais.

USO FREQUENTE DE ESMALTES

Apesar do esmalte formar uma película de proteção que até protege a lâmina ungueal de traumatismos externos, é importante pelo menos deixarmos um dia de descanso entre uma aplicação e outra de esmalte, para que as unhas possam ser hidratadas. O uso excessivo de acetona leva ao ressecamento da lâmina ungueal, daí a importância da hidratação.

CUIDADOS COM OS ESMALTES

Pessoas com história de alergia devem dar sempre preferência aos esmaltes hipoalergênicos. Esmaltes cintilantes também   devem ser usados com cautela por pessoas com tendência a alergia, pois contém mica em sua composição, o que os torna mais alergênicos que os demais. Quanto à cor, não há nenhuma comprovação científica, mas muitas mulheres referem fortalecimento das unhas com o uso de esmaltes escuros. Devemos lembrar que é importante a aplicação de base antes dos esmaltes escuros para evitar que as unhas fiquem manchadas.
Esmaltes muito escuros em geral requerem mais esforço na hora da remoção. Nestes casos o maior problema está  na grande quantidade de acetona ou removedor a que a unha deverá  ser exposta para que o esmalte possa ser adequadamente removido. Além disso, estes esmaltes, se usados com muita freqüência, podem deixar a lâmina ungueal  amarelada.

 TIRE AS MANCHAS DAS UNHAS AMARELADAS

É simples, corte um limão em rodelas  e esfregue unha por unha em cima do limão. A outra metade corte em rodelas e coloque em uma vasilha com água  e deixe o limão agir na unha por alguns minutinhos.
De preferência faça esse procedimento a noite e lave muito bem as mãos ou os pés. Pedimos para realizar a noite para garantir que quando você sair no sol no outro dia, não irá manchar sua pele.
Espero que goste e participe dos nossos comentários, seja ele, uma reclamação, uma sugestão e/ou um elogio.



By Leticia Funari
Reações:
Categories: