Dicas e Cuidados com seu Computador

Posted by Grupo Web de Comunicação on 13:11 with No comments

*Nunca desligue fisicamente o computador sem antes fechar todos os programas, aplicativos, ferramentas, desliguem somente através do Sistema Operacional (Windows ou Linux) clicando no botão Inicial e por final Desligar o Computador, certificando anteriormente que fechou todos os aplicativos ou programas. 


*Não passar álcool ou produtos impróprios para a limpeza dos equipamentos, utilizar apenas produtos recomendados para equipamentos de informática;


*Quando o tempo estiver chuvoso com trovoadas e raios, desligar os computadores e impressoras, em seguida tire o fio do estabilizador da tomada;


*A utilização de Estabilizador é imprescindível para que seu computador não sofra nenhuma queima de componentes eletrônicos, tendo em vista que diariamente ocorrem variações na corrente elétrica, estes componentes eletrônicos são sensíveis a estas variações elétricas, podendo acarretar sérios prejuízos financeiro bem como perda a de dados. Para os casos de maior segurança de seus dados, recomenda-se utilizar No-break estabilizável, pois este equipamento além de estabilizar a energia elétrica possui baterias que mantém seu micro ligado por alguns minutos ou horas, tempo suficiente para que você desligar o microcomputador com segurança.
*Sempre passe Antivírus nos seus discos: Disco rígido (H.D.), disquete e outras unidades de disco, devendo ser observado que o antivírus esteja atualizado. Este processo deve ser realizado antes de inserir novos arquivos em seu computador, mesmo quando não for inserido novos arquivos em seu computador é recomendado passar o antivírus pelo menos 2 vezes por semana para aqueles que utilizam a Internet.
*Nunca abra e-mails desconhecidos ou sem procedência, pois ao abrir este e-mail você poderá esta recebendo na verdade um vírus que danificará seus arquivos, programas e sistema operacional, ainda através de vírus espião seus dados (informações) pessoais, tais como: número de conta bancária, cartão de crédito, CPF, endereço de e-mails, senhas, entre outros, podendo ser copiados e enviados as seus respectivos desenvolvedores (Hackers e Crackers). Outro alerta muito importante é quanto ao acesso a sites sem procedência tais como: sites de Hackers, Crackers, pornô, jogos, entre outros, pois ao acessar estes sites você poderá também estar receber vírus e programas espiões.
*Procure sempre realizar copias (backups) de seus arquivos importantes, para não serem surpreendidos de possíveis perdas por fatores adversos orientados neste manual, os procedimentos de copias ou backups poderão ser realizado através de Disquetes, CDRoms / DVDRoms, H.Ds. secundários, Fita Data, Pen Driver e outros.

Posso deixar meu micro ligado enquanto não uso?


* Quando você liga e desliga o microcomputador repetidamente tendem a deteriorar os circuitos eletrônicos, devido ao stress térmico que ocorre no instante em que o computador é ligado. Quanto menos vezes um computador for ligado e desligado, melhor para a sua "saúde eletrônica". Você não precisa chegar ao extremo de deixá-lo ligado 24 horas por dia, como alguns usuários fazem, mas contribuirá bastante se ligá-lo no início do dia e desligá-lo ao final. Sendo ligado e desligado apenas uma vez por dia, sua vida útil será bem maior. Caso prefira, pode desligá-lo na hora do almoço. O que você não deve fazer é ligá-lo e desligá-lo várias vezes por dia, como muitos usuários descuidados fazem.

É realmente preciso usar ar condicionado?


* Não necessariamente. Quando o computador está localizado em um ambiente arejado e sem calor excessivo, e a ventilação do interior do gabinete está adequada, pode funcionar perfeitamente sem ar condicionado. Por outro lado, uma ventilação interna ruim pode resultar em problemas, mesmo quando o ambiente é refrigerado.

Posso deixar o computador ligado 24 horas por dia?

* Sim, isto pode ser feito com relativa segurança, apesar de não ser necessário. Primeiramente, é preciso ter o PC acoplado a um estabilizador de voltagem. O ideal é usar um no-break. Desta forma, falhas no fornecimento de energia (que tendem a ser muito comuns durante o verão) não causarão risco à integridade física do computador. E caso não for utilizá-lo mais, deixe o vídeo(tela) desligada, assim economiza energia, quando voltar a utilizar é só ligar a tela novamente.

Como proceder quando falta luz?

* Quando ocorre queda no fornecimento de energia, desligue imediatamente o computador e os demais equipamentos (desligar os botões). Espere até que a energia elétrica retorne. Depois de retornar, não ligue o computador imediatamente. Espere alguns minutos para ter uma certeza maior de que não ocorrerá outra queda. 
Reações: